segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sobre medalhas de ouro e de decepção.

Sabe, quem nunca chegou em casa arrasado depois de perder um jogo no fim do campeonato, ou a medalha de ouro na natação, mesmo tendo se esforçado ao máximo para conseguir e bem no dia que a pessoa mais importante do mundo estava lá? Toda aquela expectativa em volta da sua vitória , e na hora da comemoração... nada ! Só aqueles olhares de : Da próxima você consegue, vamos fingir que ninguém está decepcionado, ok ?. Pior, muito pior do que a expectativa frustrada dos seus pais, dos seus amigos, é a diferença, entre o campeão e o perdedor, o melhor e pior, vencer e perder.
Campeonato e natação a parte, a competição não para nunca, e não acho que isso seja algo do tipo mundo moderno, ou coisa assim. Isso vem de dentro, ninguém - não importa quem seja o seu rival- quer perder. As consequências da vitória faz bem ao ego, e um pequeno ganho é incentivo pra coisas maiores e com certeza desde a Idade da pedra já disputavam quem era o mais forte, o mais rápido; aliás bem antes disso, desde que existe vida na Terra. A competição é instintiva, a vitória sempre foi e sempre será melhor que a derrota. Quem tirou a nota mais alta. Quem recebeu o elogio do patrão. Quem é a mais bonita. Quem tem o carro mais caro... O infinito é pouco para os exemplos.
Competição em família, competição entre irmãos, entre amigos e inimigos . Não quero que pareça um clichê, mas competir é saudável na medida certa. Desde quando não vire trapaça, nem haja espaço para falta de caráter. Ganhar é ótimo, eu adoro ganhar e você também, mas perder também faz parte do jogo. E eu acredito (agora sim vem um clichê de doer os ouvidos) que oquê vale é competir. Oque não vale é se sentir perdedor mesmo sem ganhos, por que todo mundo tem espaço, e competir não é ficar olhando pro nada contando com a sorte ( a não ser que você jogue na loteria ou coisa assim, claro.) Dedicação é ganho não importa o resultado; empenho é merecimento, e ganhadores na maioria das vezes são merecedores. É uma lógica, é a vida, que nada mais é do que do que um roleta giratória as vezes a favor, as vezes contra você. Não tem pra onde fugir, você vai competir, ganhar e perder. E não vou enganar ninguém, você e eu ainda vamos chegar arrazado milhões de vezes em casa por perder as medalhas de ouro. Quem é perdedor ou vencedor eu não sei, mas uma coisa é certa: somos um aglomerado de eternos competidores.
* * *
Pauta para o Blorkutando :D

4 comentários:

  1. Competi é saudável sim, alias faz parte da vida. No entanto muitas vezes a competição tornasse exagerada e nessa hora as pessoas perdem a noção da ética e humanidade. Mas enfim, é normal do ser humano.

    Layout lindo. seu blog está ótimo.
    Boa semana. bju =*

    ResponderExcluir
  2. Competir é importante para a construção do carater.

    P.S:Obrigada,Isabella.Poxa fiquei lisnjeada com suas palavras. Quem sabe um dia eu vire uma escritora.Seria tudo de bom.
    Ah muito obrigada por me seguir.bj

    ResponderExcluir
  3. Muito bom :)
    e viva a gente, competidores! \o/

    Jeannine
    http://jeannine-moreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você a competição é instintiva e pelo jeito só tem a piorar.

    ResponderExcluir