terça-feira, 9 de março de 2010

Uma outra Alice.

'' Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo?
Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância.''



Esse é um trecho de um livro que eu li a um tempinho atrás e que está entre os meus preferidos.  Nunca falei dele aqui e essa semana revirando umas coisas minhas achei Para Sempre Alice e não vou perder a oportunidade de falar aqui.
É daqueles livros pra quem gostar de refletir sobre a vida e ver o mundo de um lado positivo. 
Alice Howland  é uma mullher bem sucedida e com uma memória inacreditável, capaz de decorar palestras inteiras para fazer suas coferências na escola em que trabalha. Até que começa ter esquecimentos, que vão sendo narrados de uma forma que faz você sentir a mesma sensação que ela e é isso que torna o livro envolvente. Desde que tem o Alzheimer diagnosticado ela passa viver e olhar o mundo com essa visão de ''o agora é o mais  importante'' . Ele é recente, de 2009 e escrito pela Lisa Genova. Enfim, vou deixar mais um trecho que eu gosto do livro :

''...Além disso gostava de coisas que lembrassem borboletas. Recordava-se que quando era pequena chorou no quintal quando soube que essas criaturas tinham poucos dias de vida. A mãe havia consolado dizendo que o simples fato de a vida delas ser curta não significava que fosse trágica. Vendo-as voarem ao sol quente em meio às margaridas do jardim, a mãe lhe dissera: Está vendo? Elas tem uma vida linda....''



Nenhum comentário:

Postar um comentário